terça-feira, agosto 16, 2005

DESARMAMENTO: A ALEGRIA DO CRIME!

História para quem esqueceu, ou nunca soube:

è Em 1929, a União Soviética desarmou a população ordeira. De 1929 a 1953, cerca de 20 milhões de dissidentes, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
è Em 1911, a Turquia desarmou a população ordeira. De 1915 a 1917, um milhão e meio de armênios, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
è Em 1938, a Alemanha desarmou a população ordeira. De 1939 a 1945, 13 milhões de judeus e outros "não arianos", impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
è Em 1935, a China desarmou a população ordeira. De 1948 a 1952, 20 milhões de dissidentes políticos, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
è Em 1964, a Guatemala desarmou a população ordeira. De 1964 a 1981, 100.000 índios maias, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
è Em 1970, Uganda desarmou a população ordeira. De 1971 a 1979, 300.000 cristãos, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
è Em 1956, o Camboja desarmou a população ordeira. De 1975 a 1977, um milhão de pessoas "instruídas", impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
Pessoas indefesas caçadas e exterminadas nos países acima, no século XX, após o desarmamento da população ordeira, sem que pudessem se defender: 56 milhões.
è Há doze meses o governo da Austrália editou uma lei obrigando o proprietários de armas a entregá-las para destruição. 640.381 armas foram entregues e destruídas, num programa que custou aos contribuintes mais de US$ 500 milhões. Os resultados, no primeiro ano, foram os seguintes:
è Os homicídios subiram 3.2%, as agressões 8.6%, os assaltos a mão armada 44%. Somente no estado de Victoria, os homicídios subiram 300%. Houve ainda um dramático aumento no número de invasões de residências e agressões a idosos. Os políticos australianos estão perdidos, sem saber como explicar aos eleitores a deterioração da segurança pública, após os esforços e gastos monumentais destinados a "livrar das armas a sociedade australiana".
è Naturalmente, a população ordeira entregou suas armas, enquanto os criminosos ignoraram essa lei, como já ignoravam as demais.
è O mesmo está acontecendo no Reino Unido. País tradicionalmente tranquilo, onde até a polícia andava desarmada, adotou o desarmamento da população ordeira. Pesquisa realizada pelo Instituto Inter-regional de Estudos de Crime e Justiça das Nações Unidas revela que Londres hoje é considerada a capital do crime na Europa. Os índices de crimes a mão armada na Inglaterra e no País de Gales cresceram 35% logo no primeiro ano após o desarmamento. Segundo o governo, houve 9.974 crimes envolvendo armas entre abril de 2001 e abril de 2002. No ano anterior, haviam sido 7.362 casos.
Os assassinatos com armas de fogo registraram aumento de 32%. A polícia já está armada.
è Nos Estados Unidos, onde a decisão de permitir o porte de armas é adotada independentemente por cada estado, todos os estados com leis liberais quanto ao porte de armas pela população ordeira têm índices de crimes violentos em muito inferiores à média nacional, enquanto os estados com maiores restrições ostentam índices de crimes violentos expressivamente superiores à média nacional. Washington, onde a proibição é total, é a cidade mais violenta dos EUA.
è Você não verá as informações acima disseminadas na imprensa local. Com honrosas exceções, a imprensa está fechada com as ONGs internacionais que pregam o desarmamento, por mais perigoso e ineficaz, Deus sabe com que propósitos.
Armas em poder da população ordeira e responsável salvam vidas e defendem propriedade. Leis de desarmamento afetam somente a população ordeira.
è Em 2003, com a aprovação do absurdo Estatuto do Desarmamento, o Brasil iniciou o processo de desarmar a população ordeira. Salvo engano, isso quer dizer Você. E se você não lutar contra isso, você ou sua família poderão ser as próximas vítimas indefesas.
è Com armas, somos cidadãos. Sem armas, somos súditos. Quem desarma a vítima fortalece o agressor. Na hora do perigo, será que a polícia vai estar lá? Chamar a polícia pode levar alguns segundos, esperar por ela pode levar o resto da sua vida. Uma arma na mão é melhor que um policial ao telefone.
è O Brasil tem a mania de andar na contra-mão da história. E aqueles que tomam, por nós, as decisões, estão confortavelmente protegidos pelo aparato de segurança do Estado, circulando em carros blindados, tudo pago pelo nosso dinheiro. A única coisa que temem é o uso consciencioso do voto. Do nosso voto.
è Quem não luta pelos seus direitos, não tem direitos. Repassar essa mensagem pode ser a sua forma de lutar. Escolher bem na hora de votar, exigir o compromisso de cada candidato com a sua segurança,
também.
Não atire para matar, mas atire para ficar vivo. Criminosos adoram o desarmamento das vítimas. Faz a atividade deles muito mais segura.

Boa sorte.

Metrossexual, jetrossexual, new broke ou emo boy, qual é o seu?

VOX NEWS - 15/8/2005

Depois do termo metrossexual, agora a novidade da vez é o jetrossexual. Segundo notícia da CNN, a Virgin Atlantic lançou essa denominação para indivíduos de diferentes áreas que percorrem o mundo viajando de avião em função das atividades profissionais. Aproveita a expressão para lançar uma promoção, com o site jetrosexual.com, onde o internauta que tiver o perfil mais 'jetrossexual' ganhará uma passagem de ida e volta para Londres. Orienta os participantes com um manual de 11 mandamentos que ajudam a identificar um possível jetrossexual. Entre outras coisas ele é capaz arrumar roupa para 1 semana numa mala de mão, tem no passaporte o carimbo de pelo menos um país que mudou de nome e é capaz de pedir cerveja em seis idiomas diferentes.

Já notícia da Folha de S. Paulo fala que o conceito de 'metrossexual' foi ampliado. O livro "The Future of Man" (o futuro do homem), da executiva Marian Salzman, da JWT americana, divide o homem moderno em quatro categorias: o "überssexual" (típico macho), "new broke" (sensível), "emo boy" (que incorpora hábitos feminos) e, claro, o "metrossexual" (que briga com a melhor amiga pelo espelho).

sexta-feira, agosto 12, 2005

Cartão de visita - O nome diz tudo!!!

Ana Lisa Psicanalista
P. Lúcia Fabricante de Bichinhos
Pinto Souto Fabricante de Cuecas
Marcos Dias Fabricante de Calendário
Olavo Pires Balconista de Lanchonete
Décio Machado Guarda Florestal
H. Lopes Professor de Hipismo
Oscar Romeu Dono de Concessionária
Hélvio Lino Professor de Música
K. Godói Médico especialista em hemorróidas
Alberta Alceu Pinto Garota de Programa
H. Romeu Pinto Garoto de Programa
Eudes Penteado Cabeleireiro
Sara Vaz Mãe de Santo
Passos Dias Aguiar Instrutor de Auto-escola
Édson Fortes Baterista
Sara Dores da Costa Reumatologista
Jamil Jonas Costa Urologista
Iná Lemos Pneumologista
Ester Elisa Enfermeira
Ema Thomas Traumatologista
Malta Aquino Pinto Médico especialista em doenças venéreas
Inácio Filho Obstetra
Oscar A. Melo Confeiteiro
Jacinto Pinto Aquino Rego ricolor paulista

CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIZ...

"No futuro, os computadores não pesarão mais do que 1,5 tonelada".
* Popular Mechanics, prevendo a evolução da ciência, 1949

"Penso que há talvez no mundo um mercado para 5 computadores".
* Thomas Watson, presidente da IBM, 1943

"Viajei por todos os lados neste país, e posso assegurar-lhes que processamento de dados é uma ilusão que não perdura até o fim do ano".
* O editor encarregado de livros técnicos da Prentice Hall, 1957

"Tá bom, mas... para que serve?"
* Engenheiro da Divisão de Sistemas de Computação Avançada da IBM, em 1968, comentando sobre o microchip.

"Não há nenhuma razão para que alguém queira ter um computador em casa".
* Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipment Corp., 1977

"Este 'telefone' tem inconvenientes demais para ser seriamente considerado um meio de comunicação. Esta geringonça não tem nenhum valor para nós".
* memorando interno da Western Union, 1876.

"A caixa de música sem fio não tem nenhum valor comercial imaginável. Quem pagaria para ouvir uma mensagem enviada a ninguém em particular?"
* Sócios de David Sarnoff em resposta a sua consulta urgente sobre investimentos em rádio nos anos 20.

"O conceito é interessante e bem estruturado, mas para merecer uma nota melhor do 5, a idéia deveria ser viável".
* Um professor da Universidade de Yale em resposta a uma tese de Fred Smith propondo um serviço confiável de malote. (Smith viria a ser o fundador da Federal Express Corp.).

"Quem se interessaria em ouvir os atores falar?"
* H.M. Warner, Warner Brothers, no auge do cinema mudo, 1927.

"Estou feliz por ser o Clark Gable a quebrar a cara e não o Gary Cooper".
* Gary Cooper, a respeito de sua decisão de não interpretar o papel principal em "... e o vento levou".

"Nós não gostamos do som deles, e música de guitarra está em franco desaparecimento".
* Decca Recording Co., ao rejeitar os Beatles, 1962.

“Máquinas mais pesadas do que o ar são impossíveis".
* Lord Kelvin, presidente da Royal Society, 1895.

"Se eu tivesse pensado a respeito disso, eu não teria feito a experiência. A literatura está cheia de exemplos mostrando que isso não pode ser feito".
* Spencer Silver, a respeito de seu projeto que culminou com os adesivos "Post-It" da 3M.

"Então nós fomos para a Atari e dissemos: 'Hei, nós fizemos essa coisa engraçada, construída com algumas peças de vocês; o que vocês acham de nos financiar? Ou então nós a damos para vocês. Nós só queremos produzi-la. Paguem nossos salários e nós trabalharemos para vocês'. E eles disseram 'não'. Então nós fomos para a Hewlett-Packard, e eles disseram: 'Nós não queremos vocês. Vocês nem terminaram a faculdade'".
* Steve Jobs, fundador da Apple Computer Inc., na tentativa de atrair o interesse da Atari e da HP no computador pessoal projetado por ele e por Steve Wozniak's.

"O professor Goddard não conhece a relação entre ação e reação e a necessidade de ter algo melhor do que o vácuo contra o qual reagir. Ele parece não ter o conhecimento básico ensinado diariamente em nossas escolas secundárias".
* Editorial do New York Times em 1921 a respeito do estudo revolucionário de Robert Goddard sobre os foguetes.

"Broca para petróleo? Você quer dizer furar o chão para encontrar petróleo? Você está louco!".
* Operários que Edwin L. Drake tentou contratar para seu projeto de prospecção de petróleo em 1859.

"A bolsa alcançou um teto que parece permanente" .
* Irving Fisher, Professor de Economia, Yale University, 1929.

"Aviões são brinquedos interessantes mas sem nenhum valor militar".
* Marechal Ferdinand Foch, Professor de estratégia, Ecole Supérieure de Guerre, Paris.

"Tudo que podia ser inventado já o foi". ===>> essa é a melhor!
* Charles H. Duell, Diretor, Departamento de Patentes dos Estados Unidos, 1899.

"A teoria dos germes de Louis Pasteur é uma ficção ridícula".
* Pierre Pachet, Professor de Fisiologia em Toulouse, 1872

"640 K é mais do que suficiente para qualquer um". --> e esssa hein? quem diria...
* Bill Gates, 1981

quinta-feira, agosto 11, 2005

Curiosidades científicas que mudarão sua vida...

Está cientificamente provado que...

- Se uma pessoa gritasse durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, teria produzido energia suficiente para aquecer uma xicara de café...
* (Não parece valer a pena tentar... )

- O orgasmo de um porco dura 30 minutos...
*(30 minutos... vocês leram bem direitinho??!! )

- Dar cabeçadas contra um muro consome 150 calorias por hora...
* (Ainda estou pensando no porco, porra!...30 minutos?....)

- Uma barata viverá 9 dias sem cabeça, antes de morrer de fome...
* (Que inveja eu tenho do porco! )

- Alguns leões acasalam mais de 50 vezes por dia...
*(Prefiro ser porco, qualidade em vez de quantidade! )

- O elefante é o único animal que não pode saltar...
*(...30 minutos... Que loucura essa do porco!)

- A urina do gato brilha fosforescente, sob uma luz forte...
* (Pensaram bem?... São... 30 minutos!)

- Os olhos de uma avestruz são maiores que o seu cérebro...
* (Conheço gente assim...)

- A estrelas do mar não têm cérebro...
* (Também conheço gente assim...)

- Os ursos polares são surdos...
* (Os cães Pastor-Alemão são nacionalistas, a baleia franca é franquista e o porco... O porco é demais! )

- Os humanos e os golfinhos são as únicas espécies que têm sexo por prazer...
* (E se um golfinho fizesse sexo com um porco? 30 minutos! Que fenômeno!)

....Daqui pra frente, me sentirei extremamente lisonjeado quando uma mulher me disser:
"Seu Porco!!!"

terça-feira, agosto 09, 2005

O Direito a Ler

Por Richard Stallman

Este artigo foi publicado na edição de fevereiro de 1997 de Communications of the ACM (Volume 40, Number 2) (de "The Road to Tycho" , uma coleção de artigos sobre os
antecedentes da Revolução Lunar, publicado em Luna City, em 2096)

Para Dan Halbert, o caminho para Tycho começou na faculdade, quando Lissa Lenz pediu seu computador emprestado. O dela havia quebrado, e, a não ser que ela conseguisse um outro emprestado, ela não conseguiria terminar seu projeto bimestral. E não havia ninguém a quem ela ousasse pedir isso, exceto Dan.
Isso deixou Dan num dilema. Ele tinha que ajuda-la, mas se emprestasse seu computador, ela poderia ler seus livros. Além do fato de que você pode ir para a prisão por muitos anos por deixar alguém ler seus livros, a própria idéia o chocou a príncipio. Como todos mais, lhe tinham ensinado desde o primário que emprestar livros era algo terrível e errado, algo que só piratas fariam.
E não havia muita chance de que a SPA - Software Protection Authority - não o descubrisse. Na sua aula de software, Dan havi aprendido que cada livro tinha embutido um monitor de copyright que informava quando e onde ele era lido, e por quem, para a Central de Licenciamento. (Eles usavam essa informação para pegar piratas de leitura, mas também para vender perfis de preferência de leitura para vendedores.) Na próxima vez em que seu computador estivesse conectado à rede, a Central de Licenciamento iria saber. Ele, como dono do computador, receberia a dura punição, por não ter feito os sacrifícios necessários para evitar o crime.
Claro que Lissa não pretendia, necessariamente, ler seus livros. Ele poderia quer o computador apenas para escrever seu projeto. Mas Dan sabia que ela vinha de uma família de classe média e mal podia arcar com as mensalidades, quanto mais suas taxas de leitura. Ler os livros de Dan poderia ser a única forma dela terminar o curso. (10% dessas taxas iam para os pesquisadores que escreviam os artigos; uma vez que Dan pensava em seguir carreira acadêmica, ele tinha esperanças de que seus próprios artigos de pesquisa, se fossem citados constantemente, renderiam o suficiente para pagar seu financiamento.)
Mais tarde, Dan aprenderia que havia um tempo em que qualquer pessoa poderia ir à biblioteca e ler artigos de periódicos, e até mesmo livros, sem ter que pagar. Haviam
estudiosos independentes que liam milhares de páginas sem permissões governamentais para uso de biblioteca. Mas nos idos de 1990, editores tanto comerciais quanto
institucionais de periódicos começaram a cobrar pelo acesso. Em 2047, bibliotecas oferecendo acesso gratuito ao público para artigos acadêmicos eram uma lembrança
distante.
Havia formas, claro, de contornar a SPA e a Central de Licenciamento. Eram, eles mesmos, ilegais. Dan havia tido um colega na aula de software, Frank Martucci,
que havia obtido uma ferramenta ilegal de depuração, a usava para pular o código monitor de copyright quando lia livros. Mas ele contou a muitos amigos sobre isso,
e um deles o entregou à SPA por uma recompensa (estudantes devedores eram facilmente tentados pela traição). Em 2047, Frank estava na prisão, não por leitura pirata, mas por possuir um depurador.
Dan iria aprender depois que havia um tempo em qualquer pessoa podia ter ferramentas depuradoras. Havia até mesmo ferramentas depuradoras gratuitas disponíveis em CD, ou que podiam ser baixadas da rede. Mas usuários normais começaram a usa-las para passar por cima dos monitores de copyright, e, eventualmente, um juíz declarou que isso havia se tornado seu uso principal na prática. Isso significava que elas se tornaram ilegais. Os desenvolvedores de ferramentas de depuração foram enviados para a prisão.
Programadores ainda precisavam de ferramentas de depuração, claro, mas vendedores de depuradores em 2047 distribuiam apenas cópias numeradas, e apenas para programadores
oficialmente licenciados e juramentados. O depurador que Dan usou na aula de software era mantido atrás de uma firewall especial, de forma que podia ser usado somente para os exercícios da aula.
Também era possível passar por cima dos monitores de copyright instalando um kernel modificado do sistema operacional. Dan eventualmente descobriu sobre os kernels
livres, e mesmo sistemas operacionais inteiros livres, que haviam existido por volta da virada do século. Mas eles não eram somente ilegais, como os depuradores, você
não poderia instalar um mesmo que tivesse um, sem saber a senha do administrador do seu computador. E nem o FBI nem o Suporte da Microsoft lhe diriam qual ela é.
Dan concluiu que ele simplesmente não podia emprestar seu computador para Lissa. Mas ele não podia se recusar a ajuda-la, por que ele a amava. Cada chance de falar com ela o deixava em êstase. E já que ela o havia escolhido para ajuda-la, isso poderia significar que ela o amava também.
Dan resolveu o dilema fazendo algo ainda mais impensável: ele emprestou seu computador a ela, e lhe disse sua senha. Dessa forma, se Lissa lesse seus livros, a
Central de Licenciamento pensaria que ele os estava lendo. Isso ainda era um crime, mas a SPA não ficaria sabendo automaticamente sobre ele. Eles só saberiam se Lissa o entregasse.
Claro, se a faculdade descobrisse que ele tinha dado a Lissa sua própria senha, seria o fim para ambos enquanto estudantes, não importa para que ela tivesse usado essa senha. A política da faculdade era que qualquer interferência com as formas que ela tinha de monitorar o uso que os estudantes faziam do computador era o suficiente para ação disciplinar. Não importava se você havia feito qualquer coisa danosa, a ofensa tornava difícil que os administradores verificassem o que você estava fazendo. Eles assumiam que você estava fazendo alguma outra coisa que era proibida, e eles não precisavam saber o que era.
Alunos não eram expulsos por isso normalmente - não diretamente. Ao invés disso eles eram banidos do sistema de computadores da faculdade, e iriam, inevitavelmente, ser reprovados em seus cursos. Depois, Dan aprenderia que esse tipo de política universitária havia começado apenas por volta dos anos 1980, quando mais alunos começaram a usar os computadores. Anteriormente, as universidades tinham uma abordagem diferente para a disciplina; eles puniam atividades que eram danosas, não aquelas que meramente levantavam suspeitas.
Lissa não denunciou Dan para a SPA. Sua decisão de ajuda-la levou ao casamento dos dois, e também os levou a questionar o que eles tinham aprendido sobre pirataria enquanto crianças. O casal começou a aprender sobre a história do copyright, sobre a União Soviética e suas restrições para cópias, e mesmo sobre a Constituição original dos Estados Unidos. Eles se mudaram para Luna, onde eles encontraram outros que, da mesma forma, haviam gravitado para longe do longo braço da SPA. Quando o Levante de Tycho começou em 2062, o direito universal de leitura rapidamente se tornou um de seus objetivos centrais.

Nota do autor
=============

Esta nota foi atualizada em 2002.

O direito de leitura é uma batalha que está sendo travada hoje. Embora ainda possa levar 50 anos para nossa forma corrente de vida desaparecer na obscuridade, a maior parte das leis e práticas descritas acima já foram propostas - Ou pela administração Clinton, ou por editores.
Há uma excessão: a idéia de que o FBI e a Microsoft terão a senha de administrador (root) dos computadores pessoais. Isso é uma extrapolação do Clipper chip e propostas similares da Administração Clinton, em conjunto com uma tendência a longo prazo: sistemas de computador estão mais e mais propensos a deixar o controle a operadores remotos do que a pessoas propriamente usando o sustema.
Mas nós estamos chegando muito próximos deste ponto. Em 2001, o senador Hollings, bancado pela Disney, propôs uma lei chamada SSSCA que exigiria de cada novo computador um sistema de restrição de cópias, o qual o usuário não poderia ultrapassar.
Em 2001, os Estados Unidos propuseram que no tratado da área de livre comércio das Américas (FTAA, Federal Trade Area of the Americas) as mesmas regras fossem impostas a todos os países do hemisfério ocidental. O FTAA é um dos assim chamados tratados de "livre comércio" que na verdade são desenvolvidos para dar às empresas mais poder sobre governos democráticos; impôr leis como o Ato do Copyright é típico de tal espírito. A Electronic Frotnier Foundation (
http://www.eff.org/
) pede às pessoas que expliquem para outros governos porque deveriam se opor ao plano.
A SPA, que na verdade quer dizer 'Software Publisher's Association' (Associação dos Editores de Software), não é, hoje, uma força policial oficial. Extra-oficialmente,
ela age como uma. Ela convida as pessoas a delatarem seus colegas de trabalho e amigos; como a Administração Clinton, ela advoga uma política de responsablidade coletiva na qual donos de computadores devem ativamente endossar os
copyrights ou serem punidos.
A SPA está presentemente ameaçando pequenos provedores de serviço para a Internet, exigindo que eles permitam que a SPA monitore todos os usuários. A maioria dos provedores se rende quando ameaçada, por que eles não podem arcar com a batalha judicial. (Atlanta Journal-Constitution, 1 Oct 96, D3.) Pelo menos um provedor, Community ConneXion em Oakland CA, recusou a exigência e foi processado (
https://www.c2.net/ispdc/
).
Diz-se que a SPA desistiu desse processo recentemente, mas eles certamente continuarão sua campanha de várias outras formas.
As políticas de segurança de universidades descritas acima não são imaginárias. Por exemplo, um computador numa universidade na área de Chigago imprime esta mensagem
quando você efetua o log in (as aspas estão no original):
Este sistema é para uso apenas de usuários autorizados.
Indivíduos usando este sistema de computação sem permissão, ou excedendo sua permissão estão sujeitos a terem toda a sua atividade neste sistema monitorada e gravada pelo pessoal da administração. No caso de monitoramento de individuos fazendo uso incorreto desse sistema, ou no caso de manutenção do sistema, as atividades de usuários autorizados também poderá ser monitorada. Qualquer um usando o sistema expressamente consente com tal monitoramento, e é avisado de que tal se monitoramento revelar possíveis evidências de atividades ilegais, ou violação dos regulamentos da Universidade, a administração pode fornecer a evidência de tais atividades para autoridades da Universidade e/ou oficiais da lei. ¨
Esta é uma abordagem interessante para a Quarta Emenda [da constituição dos EUA]: pressiona quase todas as pessoas a concordarem, antecipadamente, a abdicar de seus direitos sob a mesma.

Referências
===========

- The administration's "White Paper": Information Infrastructure Task Force, Intellectual Property and the National Information Infrastructure: The Report of the Working Group on Intellectual Property Rights (1995).
- An explanation of the White Paper: The Copyright Grab, Pamela Samuelson, Wired, Jan. 1996 (
http://www.wired.com/wired/archive/4.01/white.paper_pr.html
)
- Sold Out, James Boyle, New York Times, 31 March 1996 (
http://www.ese.ogi.edu/sold.out.html
)
- Public Data or Private Data, Washington Post, 4 Nov 1996 (
http://wp2.washingtonpost.com/cgi-bin/displaySearch?WPlate+33653+%28database%26geneva%29%3Adescription%26and%2619961102%3Cevent%5Fdate
)
- Union for the Public Domain (
http://www.public-domain.org/
): Uma nova organização que pretende resistir e reverter a extensão exagerada dos poderes da propriedade intelectual.

Outros textos
=============

- A Filosofia do Projeto GNU (
http://www.gnu.org/philosophy/philosophy.pt.html
)
- Proteção Contra Cópia: Apenas Diga Não, publicado na revista
Computer World. (
http://www.computerworld.com/cwi/story/0,1199,NAV47-68-84-91_STO49358,00.html
)

As notas do autor falam sobre a batalha pelo direito de ler e sobre a vigilância eletrônica. A batalha está se iniciando agora; aqui temos links para dois artigos sobre tecnologias sendo desenvolvidas agora para nos negar o direito de ler.

- Electronic Publishing:
(
http://www.zdnet.com/zdnn/stories/news/0,4586,2324939,00.html
) Um artigo sobre a distribuição de livros em forma eletrônica e questões de copyright que afetam o nosso direito de ler uma cópia.
- Books inside Computers: (
http://channels.microsoft.com/presspass/press/1999/Aug99/SeyboldPR.asp
)
Software para controlar quem pode ler livros e documentos em um PC.
A Cópia exata e distribuição desse artigo inteiro é permitida em qualquer meio, desde que esta nota seja preservada.

Copyright 1996 Richard Stallman

Traduzido por: João S. O. Bueno
Tradução autalizada por: Sérgio Vinícius

domingo, agosto 07, 2005

Manual de conduta no MSN

O início

Tudo começa com uma simples pergunta. "Você têm msn?". Essa é a senha! Hoje em dia não se sai mais perguntando o nome , cidade, de onde está teclando, hoje o que comanda é "Qual seu msn?".

Tipos de Nick

Nicks Filosóficos
Vocês lembram daquela época de ouro onde o nick das pessoas era apenas um pseudônimo simples ? Poisé, ela se foi!
No Msn os nicks filosóficos imperam e comandam geral, todo mundo hoje quer dar uma de Nietsch , Platão, quer questionar a sociedade.
Imaginem a cena:
Você está lá sentado lendo seus emails calmamente ae aparece aquela janela no canto da tela "Amar é como padecer no paraíso, viver em eterno torpor, ser o que se quer ser sem ter medo de ser, enfim amar é compartilhar momentos e decepções, amar é o ópio da humanidade que cada vez mais ama cada vez menos... ACABA DE ENTRAR"
Hoje em dia o MSN virou uma espécie de "Minuto de sabedoria", é só abrir o msn e ler um nick para ficar inspirado pelo resto do dia. Sem falar que você precisa sair clicando pra saber quem é quem.

Nicks Carnavalescos
Esse é mais irritante do que os filosóficos, este é algo sobrenatural, nicks que usam caracteres que você só encontra no MAPA DE CARACTERES do windows.E agora com a nova versão do messenger eles ficaram ainda mais carnavalescos pois agora possuem 3923454345234 smiles felizes compondo a estrutura do nick. Cara que porra , porque não colocam um nick simples sem essas merdas de smiles e caracteres venusianos !! Parem de complicar!!!!

Nicks Letras de Músicas
É uma ramificação dos nicks filosóficos, por algum motivo em suas santas cabeças as pessoas acham de colocar letras de música no nick. Você nem precisa mais buscar letra de música no vagalume ou no google, é só pesquisar sua lista que concerteza vai achar o que procura. Acho que já que colocam as letras podiam também colocar as partituras, vamos fazer a coisa direito!! Se é para embaianar de vez que seja direito

Comportamentos Retardados

PVT Carnavalesco
Com a introdução do MSN 7.0 as possibilidades carnavalescas do programa extrapolaram a linha do impossível ! Sabe, tudo bem você usar um smile aqui, outro ali , agora você ir substituindo todas as letras do alfabeto por smiles é ESTUPIDEZ!
Você conversa com a pessoa e tem que ir tentando decifrar o que ela quer dizer, porque a letra A dela está dançando, o B tem umas perninhas , o C ta dando a bunda, o E ta dando cambalhota, o D ta piscando todas as cores do arco-íris...putz é estúpido isso !
Quer usar GIFS, use mas não comprometa a vista nem a leitura das outras pessoas ! Uma risadinha , alguns smiles de cumprimento OK, mas não tentem transformar a conversa num desfile de alegorias que isso é ESTÚPIDO!

Status: Respeite-o
Porque existe o status se ninguém respeita essa porcaria? Qual é a dificuldade de entender o status de uma pessoa? Se o status diz "OCUPADO" é porque a pessoa está adivinhe só: "OCUPADA!!!!". Infelizmente existem alguns animaizinhos que desconhecem essa difícil linguagem do status e te perseguem.
Imaginem a cena
Você está lá renderizando uma cena no 3DStudio max, ou está salvando alguma coisa no pc, jogando, qualquer coisa, o seu status é OCUPADO e o seu nick é "NÂO PERTURBE!!". Não dá nem 5 minutos aparece alguém com WINKS e SMILES te enchendo o saco e travando tudo dizendo: "Tá ocupado?"
Porra...VÁ CATAR COQUINHOS NA PUTA QUE O PARIU!!

Chamar Atenção
O Bill Gates se superou em gênero , número e grau quando pensou em fazer o MSN 7.0 a ferramenta mais irritante do mundo ( quando em mãos erradas ). Agora existe uma opção que permite aos usuários chamarem sua atenção, uma idiotice sem precedentes. O infeliz clica no botão e sua janela começa a tremer e emite sons intermitentes e irritantes.
Olha, se eu não estou lhe dando atenção é PORQUE EU TENHO ALGUM MOTIVO ÓBVIO para tal.Não adianta apertar aquela palhaçada que só piora as coisas, além de atenção você vai ganhar um belo de um IGNORE E BLOCK.

Enchurrada de Winks
Não satisfeitos com toda a parafernália carnavalesca que introduziram no msn 7.0, Bill Gates e seus programadores estúpidos colocaram uma nova espécie de saudação, os famosos WINKS!
WINKS são animações em flashs que as pessoas mandam para você no meio da conversa.Tudo bem, mande 1 aqui outro lá, nada demais quando o uso é feito conscientemente.Agora existem certos indivíduos que acham lindo ficar mandando WINKS, a vida deles é caçar winks na internet e te soterrar com eles.
Imaginem a Cena
Você está com 20 janelas abertas, photoshop rodando , ouvindo musica no windows media player 10 e aparece um desses infelizes e te manda 342509694 winks coloridos e felizes , teu pc começa a ficar lento, o photoshop trava, sua música começa a pular e o idiota continua mostrando sua incrível coleção de winks. NÃO FODE!!!

Passa E Repassa
Já era desagradável receber as correntes por email, agora começam a distribuir correntes por msn. A mais famosa delas é aquela de "Repassa a mensagem para o messenger não ser pago...etc...etc...senão você vai morrer etc..."
Só para esclarecer, quem me mandou isso foi devidamente bloqueado e deletado. Não façam isso! É broxante..

Prevenção

Não tenha medo de bloquear.
O recurso de bloqueio é uma das raras ferramentas úteis do msn, comportamentos como esses devem ser banidos caso você se sinta incomodado com eles, delete e bloqueie mesmo.

Atenção em quem adiciona
Matenha uma lista de contatos enxuta e limpa, não saia adicionando pessoas com as quais você nunca vai falar só porque acha bonito uma lista de contatos graúda. Não importa a quantidade de contatos e sim a qualidade.

Múltiplos endereços
Caso seja muito dificil para você deletar ou bloquear, crie múltiplos msns , adicione em um deles apenas quem você acha que vale a pena e nos outros vá separando por interesses.
ex:
trabalho_meumsn@hotmail.com -> MSN do trabalho
amigos_meumsn@hotmail.com -> MSN dos AMIGOS

sábado, agosto 06, 2005

Nada como a simplicidade

Quando tinha 14 anos, esperava ter uma namorada algum dia. Quando tinha 16 anos tive uma namorada, mas não tinha paixão. Então percebi que precisava de uma mulher apaixonada, com vontade de viver. Na faculdade saí com uma mulher apaixonada, mas era emocional demais.Tudo era terrível, era a rainha dos problemas, chorava o tempo todo e ameaçava se suicidar. Então percebi que precisava de uma mulher estável. Quando tinha 25 anos encontrei uma mulher bem estável, mas chata. Era totalmente previsível e nunca nada a excitava. A vida tornou-se tão monótona que decidi que precisava de uma mulher mais excitante. Aos 28 encontrei uma mulher excitante, mas não consegui acompanhá-la. Ia de um lado para o outro sem se deter em lugar nenhum. Fazia coisas impetuosas e paquerava com qualquer um que me fez sentir tão miserável como feliz. No começo foi divertido e eletrizante, mas sem futuro. Então decidi buscar uma mulher com alguma ambição. Quando cheguei nos 31, encontrei uma mulher inteligente, ambiciosa e com os pés no chão.Decidi me casar com ela. Era tão ambiciosa que pediu o divórcio e ficou com tudo o que eu tinha. Hoje, com 40 anos, gosto de mulheres com bunda grande...e só.

(Luiz Fernando Veríssimo)

Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
"Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles.
"Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?", questionou novamente o pensador.
"Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar:
"Então, é impossível falar-lhe em voz baixa?"
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.
Então, ele esclareceu:
"Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?"
É porque, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações afastam-se muito. Para cobrir essa distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais magoadas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, devido à grande distância.
Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?
Elas falam suavemente. Por quê?
Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena.
Às vezes, estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.
E, quando o amor é mais intenso, sequer necessitam sussurrar; apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem.
É o que acontece, quando duas pessoas que se amam, estão próximas.
Por fim, o pensador conclui, dizendo:
"Quando vocês discutirem, evitem deixar que seus corações se afastem, sem dizer palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que jamais encontrarão o caminho de volta".

Texto maravilhoso extraído da Sabedoria Indiana, de autor desconhecido.
Adaptação e revisão do Prof. Beserra que eliminou as expressões negativas e tirou a palavra "não", em abundância no texto

segunda-feira, agosto 01, 2005

Fãs de música tecno protestam contra a polícia

Milhares de fãs de música tecno protestaram hoje na capital da República Checa contra uma ação da polícia que eles classificaram como brutal e não justificada. Ontem, policiais interromperam o festival de música anual conhecido como CzechTek Party.
Carregando placas com dizeres como "Tecno não é terrorismo" e "As leis estão do nosso lado", os manifestantes dançaram músicas do gênero enquanto marchavam pelas ruas de Praga. Ovos foram jogados no prédio do Ministério do Interior do país.

"Não é certo a polícia bater em pessoas desarmadas", disse o estudante Milan Tichy, 25 anos, que participou da manifestação. No sábado, a polícia de Praga usou canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar cerca de cinco mil pessoas reunidas no Czech Festival.

Organizadores do evento obtiveram permissão para usar uma propriedade em Mlynec, uma cidade a 130 quilômetros de Praga. A polícia alega que foi forçada a pôr fim ao evento, depois que os fãs de música tecno entraram em uma prorpeidade privada ilegalmente.

Fonte: TERRA